sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Os benefícios da caminhada

Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feita praticamente a qualquer hora do dia, é uma forma eficaz de emagrecer e tonificar o corpo. A caminhada é uma atividade fácil de ser realizada, mas, mesmo que você caminhe todos os dias, isso não quer dizer que o faça corretamente. Caminhar a passos rápidos ou caminhar com força e sem parar queima muito mais calorias do que a caminhada a passo normal.


Para quem está iniciando um programa de atividades, a caminhada é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico; auxilia na perda de peso e fortalece a musculatura; melhora circulação sanguinea; deixa o pulmão mais eficiente;combate a osteoporose;afasta a depressão;aumenta a sensação de bem-estar;deixa o cérebro mais saudável;diminui a sonolência;controla a ansiedade; colesterol e diabetes.

Você pode alterar a intensidade da sua caminhada, aumentando a velocidade, percurso (subidas e descidas) ou a distância percorrida. Também é importante monitorar a frequência cardíaca para que você possa compreender melhor como o seu corpo responde às diferentes intensidades de exercicios e, assim, realizar uma atividade segura e eficiente ( trabalhe com 60% a 75% da frequência cardíaca máxima, obtida subtraindo 220 da sua idade).

Como caminhar corretamente?

Faça alongamentos antes e depois das caminhadas;

Tenha uma tênis confortável, pois este absorve mais o impacto com o solo;

Mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos;

Se você sentir dor nas canelas, diminua a velocidade e evite as ladeiras;

Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício.

Trabalhe da seguinte maneira:
Pratique exercícios regularmente para manter sempre o seu corpo em equilíbrio.

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