quarta-feira, 2 de maio de 2012

Afinal, o que é Pilates?

Ultimamente tem-se falado muito em aulas de Pilates. Mas afinal, o que é Pilates?

O método Pilates foi desenvolvido por Joseph Humbertus Pilates no início da década de 1920, ele associou alguns conceitos como Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, Stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor. 




Os exercícios de Pilates são feitos tanto no solo quanto em equipamentos desenvolvidos pelo próprio criador do método, para corrigir desvios posturais, alongar musculaturas encurtadas, fortalecer os músculos fracos e aumentar a mobilidade das articulações.

Com movimentos suaves, sem pressa e com muito controle do movimento, alinhando a postura para evitar o estresse da musculatura e o total relaxamento do corpo e da mente ele proporciona ao praticante uma melhora da postura corporal. Assim, a tonificação, força e alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, saudável, harmonioso e elegante.

As aulas de Pilates apresentam poucas repetições dos movimentos, tem um grande repertório de exercícios evitando assim a monotonia, exercícios suaves, resultados rápidos e duradouros, não há desgaste físico, as aulas são de 1 hora com 1 até 3 alunos por aula, dependendo do tamanho do estúdio.



Os benefícios são vários dentre eles o aumento da resistência física e mental; alongamento e maior controle corporal; correção postural; aumento da força muscular; alivia as tensões, estresse e dores crônicas; melhora do equilíbrio e coordenação motora; maior mobilidade das articulações; facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas; estimula o sistema circulatório e a oxigenação do sangue; fortalece os órgãos internos; aumento da concentração; trabalha a respiração; promove o relaxamento.

Fonte: www.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário