sexta-feira, 4 de maio de 2012

COMO CHEGOU O MÉTODO PILATES NO BRASIL


Em 1991, foi criado o primeiro estúdio brasileiro de Pilates. A grande responsável foi Alice Becker Denovaro. Graduada em Dança pela Universidade da UFBA e mestre em Coreografia pelo Califórnia Institute of The Arts, Los Angeles, foi a primeira brasileira a se certificar para instrução da técnica de Pilates.

Alice Becker


Professora de Pilates do Balé Teatro Castro Alves, adquiriu papel fundamental na preparação dos profissionais dessa companhia. Além disso, Alice introduziu o Pilates na área clinica em Salvador, através do Ambulatório de Dor do Hospital das Clínicas - HUPES - UFBA. Hoje, Salvador conta com mais 20 estúdios em plena atividade, com um número em torno de 2.000 praticantes do método. Por meio da Physio Pilates, Alice Becker é hoje licenciada da Polestar Education para a América do Sul. Dessa forma, já realizou diversos cursos de formação no Brasil, Venezuela, Uruguai, Argentina, Chile e Equador.
A partir do trabalho de Alice Becker, surgem novos estúdios. A dançarina Ruth Rachou, tendo desenvolvido uma estreita relação com a Escola de Dança de Martha Graham, em Nova York, passou a freqüentar o Estúdio de Robert Fitzgerald, onde os dançarinos da companhia de Martha faziam as suas aulas de Pilates. Sendo assim, decidiu, em 1993, trazer a técnica para o “Espaço de Dança Ruth Rachou”, em São Paulo.
Em agosto de 1994, Maria Cristina Rossi Abrami, graduada em Educação Física, após ser certificada na Técnica de Pilates pelo Physical Mind Institute, no Novo México, iniciou as suas atividades com Pilates em São Paulo, no CGPA - Centro de Ginástica Postural Angélica.

Inélia Garcia

Em 1996, Inélia Garcia, após ter feito a sua certificação com Romana Kryzanowska, iniciou também em São Paulo os trabalhos com a Técnica de Pilates. Licenciada pelo “The Pilates Studio”, Inélia vem também promovendo cursos de formação no Brasil. Também em 1996, Elaine de Markondes, após um congresso sobre técnicas corporais em Buenos Aires, iniciou suas pesquisas sobre o Método Pilates. Tendo participado de diversos cursos e workshops, começou em 1997 os trabalhos com Pilates, em Curitiba. Hoje, Elaine é licenciada pelo Physical Mind Institute, ministrando cursos de formação em Pilates.

Romana Kryzanowska


Em 1999, finalmente, para alívio de toda a Comunidade Pilates no Brasil, surgiu oficialmente o primeiro fabricante brasileiro de equipamentos de Pilates, a Physio Pilates, com sede em Salvador/BA, trabalhando sob licença exclusiva de Balanced Body® para toda a América do Sul. Atualmente, a Physio Pilates tem clientes em diversos países da América do Sul, como Venezuela, Chile, Argentina, Uruguai e Equador. Em 1999 o trabalho chega ao Rio, por intermédio da Physio Pilates. Em Goiás, o trabalho começou em 1999, sendo Adriano Bittar o primeiro fisioterapeuta no Brasil a ser certificado pela Polestar Education, na Técnica de Pilates-Evolved para reabilitação. Em 2004, a Physio Pilates inaugura seus Studios Máster em Salvador e em Porto Alegre.

link estúdio The Pilates Studio http://www.pilates.com.br/

Fonte: http://www.athospilates.com.br/site/pilates/o-nascimento-do-pilates/
            www.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário