sábado, 5 de maio de 2012

ENTENDA MAIS...


Pilates é uma mistura balanceada de movimentos suaves, podendo ser realizados mais de 500 exercícios trabalhando o corpo e a mente. 

Conseguindo mesclar força e flexibilidade a prática melhora a postura, reduz o stress, estima o equilíbrio, alonga e tonifica a musculatura não sobrecarregando as articulações. 

Pilates trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo através de movimentos leves e contínuos, com ênfase na concentração, respiração, controle, fluidez e estabilização do CORE (abdômen, coluna e região pélvica, também chamado de "powerhouse").

O objetivo do Pilates é focar na qualidade e não na quantidade dos movimentos, o que faz com que o praticante se sinta revigorado, ao invés de exausto após uma prática. O corpo trabalha de forma mais eficiente e holística nos esportes e nas atividades da vida diária. Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo sendo chamados de Mat Pilates e/ou em equipamentos específicos, como o "Reformer", "Cadillac", "High Chair" e "Ladder Barrel". 

Quando chegamos em um Estúdio de Pilates pela primeira vez temos a sensação de um ambiente estranho com equipamentos intimidadores, com várias molas e alças, bolas de diferentes tamanhos e formatos, vários objetos de difícil identificação. Porém, quando resolvemos fazer uma aula experimental, começamos a notar que os movimentos fluem e o que antes parecia difícil e estranho, se torna fácil e prazeroso.

Todos os aparelhos e a grande maioria dos acessórios utilizados na prática do método foram elaborados pelo próprio Joseph Pilates com o auxílio do seu irmão Fred e posteriormente do engenheiro civil Gratz, da Gratz Manufacturer, que os aperfeiçoou e distribuiu para os poucos praticantes na época.

Elaborados com o objetivo de auxiliar os praticantes na execução dos exercícios de solo que apresentavam uma falta de conexão com o centro de força, retificações vertebrais e compensações, hipomobilidade vertebral, rigidez articular, encurtamentos musculares e muitas outras restrições de movimentos.

Nos próximos posts irei contar um pouco mais sobre cada um dos equipamentos utilizados nas aulas de Pilates com explicações detalhadas e de fácil compreensão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário