sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pilates para Crianças Favorece o Crescimento

A rotina das crianças de hoje em dia é bem diferente da rotina das crianças de antigamente. Subir em árvores, brincar de pega-pega, esconde-esconde, pular corda, bambolê, andar de bicicleta, patins, jogar bola, todas essas atividades eram favoráveis para as crianças há um tempo atrás, agora já não se encontram mais crianças fazendo essas atividades ao ar livre. 


Os jovens da atualidade consideram estar se divertindo quando estão em casa jogando vídeo-game, usando computador e assistindo televisão. 

Com as cobranças e as responsabilidades as crianças estão sempre sobrecarregadas, passando horas sentadas na escola na postura errada e carregando pesos enormes nas mochilas.

O método Pilates pode favorecer as crianças a praticar uma atividade física, saindo do sedentarismo, reeducando a postura, adquirindo consciência corporal,concentração, fortalecendo e alongando a musculatura fraca com exercícios de equilíbrio e coordenação motora. 

As aulas têm como objetivo trabalhar a consciência corporal e a flexibilidade. São utilizados acessórios como bolas, rolos, discos coloridos de rotação e movimentos lúdicos como cambalhotas, treino de equilíbrio, jogos, etc. As diferenças na qualidade de vida são notáveis como sono mais tranqüilo, flexibilidade, digestão e concentração. É notável também a melhora no rendimento escolar. 

Outro fator positivo do Pilates é que não trabalha com cargas excessivas, o que poderia atrapalhar o crescimento. Pelo contrário, por adaptar suas cargas e ter enorme preocupação com o alinhamento corporal, é uma atividade que auxilia o crescimento!

Os instrutores devem aplicar os exercícios de forma bem lúdica, como se fosse uma brincadeira, para não desestimular os alunos e ao mesmo tempo conseguir corrigir os maus hábitos gerados pela má postura.

Crianças a partir dos 8 anos de idade já podem iniciar a prática com orientação de um profissional qualificado irá ter ótimos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário