quarta-feira, 23 de maio de 2012

Trabalhando a musculatura certa


Os músculos abdominais tem como principal função proteger as vísceras e promover uma pressão interna que auxilia em diversas necessidades fisiológicas. Mas a parte mais interessante a todos é a estética, quando se vê um abdome “chapado” ou “em tanquinho”. Mas vamos prestar atenção se na sua atividade física estão inclusos todos os músculos abdominais.


                                                            Fonte: http://academiafw.blogspot.com.br


Reto do abdome – é o músculo mais superficial, por isto o mais conhecido, pois quando fortalecido é o músculo que aparece.
Ação: Sua função é flexionar a coluna vertebral aproximando o tórax e a pelve anteriormente.

Oblíquo interno – forma a camada média da parede abdominal lateral, está localizado entre o transverso do abdome e o obliquo externo.
Ação: bilateralmente flexiona a coluna e auxilia na respiração e em conjunto com os oblíquos externos produz rotação da coluna.

Oblíquo externo 
Ação: bilateralmente flexionam a coluna vertebral e inclinam a pelve para trás. Junto com os oblíquos internos produz inclinação lateral da coluna, aproximando o tórax e o quadril lateralmente.

Transverso do abdome – é o músculo mais profundo.
Ação: funciona como uma cinta natural para proteção da coluna vertebral. A sua ação acontece em diversas situações, sendo este músculo em condições saudáveis ativado antes de realizar qualquer movimento do corpo.

O pilates oferece um grande repertório de exercícios que incluem todos os músculos abdominais, sendo a atividade mais indicada para quer deseja tonificar esta região.


Fonte: revistapilates.com.br

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