terça-feira, 19 de junho de 2012

Cãibras como prevenir?


Fonte: Internet

Cãibras são espasmos intensos de dor aguda, que ocorrem por um esforço físico muito grande, por desidratação ou, ainda, por deficiência de sais no organismo, em especial potássio, sódio e cálcio.

Segundo Carolina de Sousa, profissional de educação física do B&A Academia (SP), calor ou frio intenso também pode provocar as cãibras. “Um tempo quente demais intensifica as reações químicas no organismo, o que pode ocasionar contrações musculares involuntárias, e o oposto, um dia muito frio, pode tencionar os vasos sanguíneos e prejudicar o fluxo de sangue para os músculos”, afirma.

Previna-se!
Para evitar que a cãibra apareça, mantenha uma alimentação balanceada, rica em sais minerais, e consuma regularmente fontes de potássio, como banana, laranja e frutas secas, de cálcio e de sódio, os dois presentes no leite e seus derivados.

Carolina indica ainda beber de um a dois copos de água a cada 20 minutos durante o treino, além de ingerir pelo menos 2 litros do líquido por dia. Manter-se hidratado é essencial para afastar as cãibras.

Outra dica é alongar-se antes e depois dos treinos, para garantir uma preparação do músculo antes de exercitá-lo e também seu relaxamento, já que é necessário descanso para que a musculatura se recupere.

Como agir no momento da dor?
No momento da cãibra, alongue a musculatura, realizando um movimento oposto ao da dor.

A cãibra também pode aparecer por falta de açúcar, isso acontece principalmente em quem é diabético. Se for esse o caso, consuma alimentos com açúcar de rápida absorção, como balas ou frutas.



Fonte: http://www.portalemforma.com.br/performance-esportiva/como-prevenir-as-caibras/17696

2 comentários:

  1. Oi amiga sou Bu 2043 e vim conhecer o seu cantinhos e te convido a conhecer o meu caso ainda não conheça, bjinhos e ja estou te seguindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Adorei seu blog e já estou te seguindo!! Obrigada por seguir o meu blog tb! beijos!

      Excluir