terça-feira, 5 de junho de 2012

CUIDADOS COM A PELE NO INVERNO

Aquele banho quente e interminável é sempre muito bom no inverno, relaxa a mente e o corpo, mas temos que tomar alguns cuidados para não ressecar a pele e aumentar a oleosidade do couro cabeludo. 

Durante o banho, preste atenção na temperatura da água, ela deve ser morna e não se deve demorar muito no banho. Aquele enrugamento normal que acontece na pele quando ficamos muito tempo na água indica que sua pele está desidratada. Por isso, nada de transformar seu banho em uma sauna quente, com todo aquele vapor e que demora horas. 

O rosto é a região do corpo que mais sofre com os efeitos do frio, por isso não caia na tentação da água quente para lavar. Para o rosto, use sempre água fria. O uso de buchas ou esponjas também não é indicado para essa área tão sensível. O ideal é usar uma loção ou gel de limpeza, com ação mais profunda.

No inverno, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com esta alternativa de hidratação, sendo fundamental usar hidratantes e o protetor solar mesmo no inverno é necessário. De preferência, aposte em hidratantes para o banho 
e/ou óleos trifásicos. 

Os lábios também sofrem com a ação do frio e podem rachar e até criar feridas. Não esqueça do protetor labial. Limpe sempre o rosto antes de dormir para retirar as impurezas acumuladas durante o dia e desobstruir os poros. A pele vai respirar melhor e estar preparada para a aplicação do hidratante.

O frio, o vento e a baixa umidade podem provocar irritações e descamações, além de doenças na pele, como dermatite atópica e dermatite seborréica, quando a pele fica seca e bem áspera. "Muitas pessoas aplicam óleo hidratante no local acreditando que o problema será solucionado, mas isso só agrava o quadro, tratado com aplicação de produtos anti-inflamatórios". Nesses casos, é fundamental procurar um dermatologista.


Por fim, é sempre bom lembrar que precisamos tomar dois litros de água diariamente, pois é fundamental para o nosso organismo e consequentemente para nossa pele, faça frio ou calor.



Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário