quinta-feira, 14 de junho de 2012

Equilíbrio, Força e Resistência

Fonte: Internet
Método que se deu inicio no Brasil no ano de 1991, o Pilates se tornou popular, estando presente, hoje em dia, em boa parte das cidades, porém, há uma visão distorcida do que seja o método. "Muita gente pensa que o pilates é indicado somente para a terceira idade, que ele somente alonga, que somente algumas pessoas podem praticar a técnica. Muito pelo contrário, o Pilates pode ser feito por todas as 
idades, fortalecendo e alongando os músculos, ganhando força e resistência, equilíbrio e coordenação motora, alinhamento postural e consciência corporal, é isso que o Pilates oferece. 

"No estúdio onde trabalho, atendo homens e mulheres que  buscam um corpo definido e tonificado, conseguindo assim com o Pilates ", segundo a  Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates Amanda Salmazo Caetano. 

Com exercícios da ginástica, da dança, da yoga e das artes marciais e com o uso de acessórios, bolas, faixas  elásticas e outros equipamentos desenvolvidos com exclusividade para essa prática, o pilates trabalha força, resistência, flexibilidade e equilíbrio. Todo o peso externo imposto ao corpo do aluno é obtido pelo auxílio de molas de várias resistências, diferente dos aparelhos utilizados na musculação, em que esta sobrecarga se dá, principalmente, por barras de ferro.

Uma aula de pilates é completa, a primeira atividade é o aquecimento, com foco na respiração e no alongamento, com bastante atenção dedicada à região do diafragma. Em seguida, são realizados exercícios de mobilidade das articulações, principalmente da coluna. Na sequência é trabalhada a força de diversas regiões do corpo, como pernas, braços, abdômen e lombar. "Eu sempre dedico ainda uma parte ao equilíbrio e coordenação motora, pois todos nós precisamos desse tipo de atividade para melhorar a qualidade de vida", conta a especialista. 
Fonte: Internet

O Pilates também contribui com o emagrecimento, já que proporciona uma perda de até 350 calorias por hora. Mas não é como nos exercícios aeróbicos, que têm relação direta com perda de peso. Durante uma hora/aula consegue ganhar um fortalecimento muscular, consequentemente seu metabolismo acelera, o que causa o gasto calórico.

A técnica pode ser realizada por adultos, idosos, gestantes tanto antes quanto depois do parto e crianças a partir dos 8 anos de idade, desde que não haja restrições médicas. Além de ser uma opção de exercício físico, pode também ser utilizado na reabilitação de pacientes pós-cirúrgicos com dor aguda e sequelas neurológicas decorrentes de acidentes vasculares cerebrais, Parkinson e distrofias musculares, entre outras doenças. Ele também ajuda a prevenir a má postura, tendinite, fibromialgia, doenças reumáticas e ortopédicas, falta de disposição e ansiedade. 
Fonte: Internet

É uma modalidade que pede roupas confortáveis e pés descalços, pode ser praticada diariamente. 
O mínimo recomendado para que os resultados sejam sentidos é duas vezes por semana. 

"Procure sempre um profissional competente e sinta a diferença que este método proporcionará para o seu corpo e sua mente" diz Amanda S.S.C.






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