terça-feira, 10 de julho de 2012

Caminhada - exercício simples e eficaz

Fonte: Internet

A caminhada é uma atividade simples e barata, ajuda a emagrecer se for associada com uma reeducação alimentar, além de fazer muito bem para o sistema cardiorrespiratório, circulatório e linfático.

Inicialmente para uma pessoa sedentária, o tempo de caminhada é no máximo de 30 minutos em terreno plano com nível de dificuldade leve, com o passar do tempo o corpo se acostuma com o esforço inicial e já não é mais considerado um esforço, e então, emagrecer fica mais difícil. Por isso, depois do 1º mês, quem caminha na rua, deve começar a apertar mais o passo, e investir em roteiros onde haja mais subidas, por exemplo. Assim o nível de dificuldade fica maior e a perda de peso é garantida.

Antes de começar a caminhar é importante seguir algumas dicas, como usar um tênis confortável, com meia e roupas leves, que favoreçam o exercício. Alongar-se antes de começar e iniciar aos poucos.

Os dez primeiros minutos devem ser mais leves, e partir daí, deve-se apertar o passo. E nos últimos dez minutos, o ideal é ir abrandando o ritmo e respirar mais profundamente. Isso além de diminuir o risco de lesões, melhora o desempenho cardíaco.

Caminhar praticamente não tem contraindicações. Indivíduos de todas as idades, desde que saudáveis podem praticar esta atividade física. Mas se o indivíduo sentir alguma dor no corpo, deve ir ao médico antes de começar a caminhar, para não agravar o problema.



Algumas dicas para começar a caminhar:
  1. Caminhe no horário certo - antes das 10h da manhã e após as 16h da tarde, use sempre protetor solar.
  2. Tenha um objetivo 
  3. Mantenha o foco
  4. Beba muita água
  5. Nunca faça caminhada em jejum 
  6. Mantenha sempre a postura correta durante a caminhada contraindo a barriga para dentro.
  7.  Vá até uma parede e coloque os pés paralelos e encostados na mesma, depois o quadril os ombros e a cabeça olhando para frente sem elevar o queixo e mantendo os joelhos estendidos. Segure durante um minuto e depois saia devagar caminhando, mantendo a postura que você estava na parede. Faça isso umas 3 vezes e depois saia para fazer a sua caminhada. Assim você vai adaptando o seu corpo, condicionando a musculatura de sustentação e prevenindo as dores decorrentes de uma má postura.
  8. Faça sempre de tênis, meia e roupas leves que ajudem no exercício.
  9. Não caminhe carregando peso.
  10. Não exagere.
  11. Alongue-se antes e depois, o alongamento ajuda a prevenir lesões e aquecer a musculatura.

Fonte: Internet

Fonte: http://www.tuasaude.com


3 comentários:

  1. Já estou te seguindo e te dou de presente um "selinho". Dá uma passada lá e veja como funciona.

    Beijos.

    BU: 2351
    http://testoeopino.blogspot.com.br/
    Dayane Mendonça - Testo e Opino

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  2. Eu gosto muito de fazer caminhada, mas ultimamente cadê o tempo?
    Sou das Bu n 181 e vim conhecer o seu blog e vou te seguir.
    Faça-me uma visitinha e se quiser me siga também, ficarei muito feliz.

    Beijos

    http://artescompaixao.blogspot.com.br/

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    1. Olá Ivone! Pois é, o tempo é bem complicado hj em dia mesmo,tem que sempre tentar achar um tempinho para praticar atividade física e ficar bem com a mente e corpo sempre! Obrigada por visitar meu blog e já estou te seguindo tb! Beijos

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