segunda-feira, 9 de julho de 2012

Drenagem linfática + Pilates

Você sabia que a drenagem linfática combinada 
com o Pilates pode ser um ótimo aliado para 
combater a celulite?

Fonte: Internet
Essas duas combinações melhoram aquele aspecto de casca de laranja, melhorando a circulação linfática e sanguínea, pois trabalham com os gânglios linfáticos que funcionam como comportas para a passagem da linfa, que se abrem para a eliminação das toxinas. Logo após a drenagem linfática é interessante fazer o Pilates para contrair a musculatura e proporcionar uma ativação da circulação sanguínea e potencializar a eliminação dos líquidos pela urina.

Afinal o que é celulite ou fibro edema gelóide?
O fibro edema gelóide (celulite) é uma modificação particular das células de gordura e das fibras de colágeno, é uma acumulação excessiva de gordura nas camadas mais profundas da pele. A celulite reduz a circulação sanguínea e provoca problemas ao nível do metabolismo celular.

É caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando um aspecto de casca de laranja, sendo classificadas em 4 graus. Normalmente surgem na região dos glúteos, coxa, barriga e braço.

Grau 1: A superfície da região é lisa quando a paciente está deitada ou em pé. A alteração é vista quando se pinça a área com os dedos ou sob contração muscular, ou seja, só se torna visível quando a pele é apertada.

Grau 2: Aspecto de casca de laranja sem nenhuma contração ou pinçamento.

Fonte: Internet
Grau 3: Assim como no grau 2, o aspecto de casca de laranja é evidente e sem nenhuma manipulação (pinçamento ou contração muscular). Além disso, notam-se áreas em relevo (elevadas) e nodulações. 

Grau 4: O inchaço das células gordurosas é acentuado, a celulite é dura e a pele fica lustrosa, com diversas depressões e aspecto de casca de laranja, a circulação está extremamente comprometida, levando a sensação de cansaço e dor nas pernas.

Entre os causadores da celulite está a ingestão de gorduras saturadas e sódio em excesso, somado a herança genética, fumo, pouca atividade física e problemas circulatórios e até emocionais.

Para melhorar o aspecto da celulite é preciso mudar seus hábitos alimentares, praticar atividade física, controlar o comportamento emocional e fazer massagem.

Uma ótima atividade física que pode ajudar a atenuar a celulite é o Pilates, pois essa prática promove o aumento da massa magra (músculos) com o aumento dessa musculatura o seu metabolismo irá melhorar levando uma maior queima de gordura, outro benefício é a flexibilidade muscular, aumentando a vascularização levando a uma melhor circulação sanguínea.

Fonte: Internet

Músculos mais fortes e mais alongados ajuda na tonificação muscular, diminuindo o aspecto da celulite e deixando o corpo firme e definido. Com a prática frequente do Pilates à um um aumento do bem estar físico e mental.


Dicas para prevenir a celulite:


Fonte: Internet

* Tomar água é a melhor medida anti-celulite. Tome no mínimo 2 litros por dia.
* Cuide da sua alimentação, escolhendo sempre comer pouquíssima gordura (frituras, alimentos preparados com óleo, carnes gordas, etc)
* Evite também excesso de açúcares (refrigerantes, chocolates) e carboidratos (macarrão, pão branco, bolachas). Prefira sempre os integrais.
* Controle com um ginecologista suas taxas hormonais (menstruação com problemas, disfunções hormonais, uso de pílulas anticoncepcionais podem ser causas da celulite).
* Mantenha uma rotina constante de exercícios físicos. A caminhada é uma ótima aliada.
* Após o banho, passe diariamente hidratantes em todo o corpo para manter a boa textura e aparência da pele.
* Evite o consumo de sal em excesso, pois ele causa a retenção de líquidos.
* Controle a ingestão de alimentos com alta taxa de sódio, como salgadinhos (chips), alimentos em conserva, embutidos e enlatados, que causam a retenção de líquidos.
* Evite o uso de calças e roupas apertadas, pois elas diminuem a circulação.
* Faça drenagem linfática, pelo menos duas vezes por semana para controlar a retenção de líquidos.






Fonte: http://gnt.globo.com
          http://revistashape.uol.com.br
          

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