domingo, 10 de março de 2013

O que é Canelite ?


Muitas pessoas se queixam de dores nas canelas durante ou após a corrida/caminhada, conhecida como "canelite", é bastante comum e está relacionada ao impacto repetitivo do movimento. A canelite é uma inflamação no periósteo (membrana que envolve o osso da perna), causada pelo atrito com a musculatura da região.

Fonte:Internet
Os sintomas são dores no meio da perna e a dor geralmente some quando a atividade que a causou é interrompida. A diferença básica entre a canelite e uma fratura por estresse é o local da dor – na fratura por estresse ela geralmente aparece na parte superior da tíbia – 
e a intensidade da dor, que não cessa com a interrupção da atividade e geralmente aumenta com atividades moderadas ou no simples ato de subir escadas.

Algumas causas para essa inflamação são: uso de tênis sem um sistema de amortecimento adequado, sobrecarga nos treinos e desalinhamento da pisada ao correr. 

Para prevenir essa inflamação a escolha de um calçado adequado para a modalidade é indispensável, faça seu treino com a frequência e a duração de acordo com a indicação do educador físico e fortaleça a musculatura afetada com musculação, pois com o aumento da massa muscular, os músculos absorvem melhor o impacto da corrida e tanto o periósteo quanto o osso ficam mais protegidos.
Fonte: http://esportivus.blogspot.com.br/2012/11/canelite.html

Tratamento eficaz:

- Correção de qualquer condição estrutural com o uso de calçados e caso necessário, palmilhas personalizadas para o pé. - Modificação da atividade, evitando-se as corridas e os saltos por aproximadamente 10 dias. Durante esse período o condicionamento cardiorrespiratório deverá ser mantido através de exercícios na piscina com flutuador, como também no ciclo ergômetro. 

- A Crioterapia (gelo) e o TENS (estimulação elétrica trans cutânea) podem ser usados objetivando a analgesia local.
- Exercícios de alongamento para musculatura posterior da perna (Panturrilha). 
- Com a regressão dos sintomas, devem-se iniciar de maneira progressiva, os exercícios de fortalecimento para toda musculatura que envolve a articulação do tornozelo (tibiais, fibulares e tríceps sural). 
- Assim que o atleta estiver assintomático, pode-se iniciar o trote/corrida sobre a grama, por aproximadamente 20 minutos, com uma progressão de 10 a 15% semanalmente. É importante ressaltar que ele já deverá estar adaptado ao tênis, caso seja portador de algum problema estrutural.  



Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/blogs/corpo-saudavel/corpo/e-normal-sentir-dor-na-canela-ao-correr/
            http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/12370-voce-sabe-o-que-e-canelite
            

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