quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Origens do Pilates #1 - Ginástica

Fonte:kaufferpilates
A ginástica, enquanto atividade física, tem suas origens na Antiguidade, uma vez que os exercícios típicos do esporte já eram desempenhados pelos homens pré-históricos com o intuito de se protegerem de ameaças naturais. 


Por volta de 2600 a.C., especialmente em civilizações orientais, os exercícios da ginástica passaram a fazer parte de festividades, jogos e rituais religiosos. Contudo, pode-se dizer que foi na Grécia que a ginástica ganhou grande destaque, se tornando um elemento fundamental para a educação física dos gregos.


Para a maioria dos especialistas, a ginástica atual teve no início do século XIX o seu grande momento, pois foi neste período que surgiram as quatro grandes escolas do esporte (Inglesa, Alemã, Sueca e Francesa) e os principais métodos e aparelhos ginásticos. Desde então, a modalidade não parou de se desenvolver. Em 23 de julho de 1881, foi fundada a Federação Europeia de Ginástica, entidade que se tornaria posteriormente, em 1921, a atualmente conhecida FIG (Federação Internacional de Ginástica).

De acordo com alguns historiadores, o pai de Joseph Pilates foi um premiado ginasta, e o próprio Joseph alcançou um certo sucesso na modalidade. Com esta bagagem, ele pôde utilizar alguns exercícios da ginástica e acrobacia para criar a Contrologia, que posteriormente seria conhecida como método Pilates.




Nenhum comentário:

Postar um comentário