terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Trabalhar muito tempo sentado pode prejudicar a saúde da sua coluna

fonte: google images

Você trabalha o tempo todo sentado? 
Passa horas em uma mesma posição?
Cuidado! 
Você pode estar prejudicando a sua coluna!

A coluna dá sustentação para o corpo e está sempre sujeita a sobrecargas. A OMS mostra que cerca de 6 à 8 pessoas a cada 10 vão apresentar em algum momento da sua vida, quadro de dor de coluna. Essa dor na coluna é nomeada de Lombalgia
A lombalgia pode cometer tanto crianças quanto idosos, porém ela é muito mais prevalente apartir dos 35 anos de idade, acometendo ambos os sexos. 

Algumas das causas são  fatores genéticos, psicossociais, obesidade, fumo, atividades profissionais, sedentarismo ( carência de flexibilidade e força muscular), má postura, síndromes depressivas, trauma, gravidez, trabalho repetitivo, entre outras.

fonte: google images
Um dos tratamentos para dores na coluna está sendo o Pilates, “O Pilates permite executar exercícios sem a necessidade de esforço físico intenso. É cada vez mais indicado para trabalhar a flexibilidade, o fortalecimento dos músculos, além da respiração e da consciência corporal. É muito diferente dos exercícios praticados em academias de ginástica”.

O Pilates fortalece a musculatura estabilizadora da coluna (Power House), aumenta a flexibilidade, com isso melhora a postura e as dores na coluna. Pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que devidamente orientado por um Fisioterapeuta ou Educador Físico qualificado com experiência no método, o profissional irá realizar uma avaliação postural e desenvolver um plano de tratamento eficaz.

Os exercícios variam de pessoa para pessoa, sendo feito inicialmente com exercícios básicos associados a respiração, evoluindo conforme o feedback de cada um.

fonte: google images

O Pilates é uma forma de tratamento utilizado para reduzir a dor lombar, manter e/ou aumentar a função muscular e sua função, devendo ser aplicado com cautela associado a outros métodos de terapia e não de forma isolada. 


Um comentário:

  1. Tem gente que tem dor nas costas porque quer, em muitos casos a resposta é muito maior que imaginamos. É só procurar um profissional do Pilates e aprender que dá para viver melhor.

    ResponderExcluir